sexta-feira, 28 de março de 2008

Lost

Não compartilho da paranóia Lost. Assisti a primeira temporada inteira e no meio da segunda desisti pra sempre. Daí em diante só episódios esporádicos na falta do que fazer (ou pra fugir do que tenho de fazer). Não suportei desde o início a estratégia de convencimento desse seriado (algo que já vem desde Alias, digo logo): um mistério, dois mistérios, dez mistérios, mil mistérios, uma resposta; dez mil mistérios, cem mil mistérios, 1 milhão, outra resposta. Sei que essa maneira de estruturar a história vicia um monte de pessoas, os tornando especialistas em detalhes despercebidos - vide os fóruns e explicações malucas que se espalham pela internet e pelas conversas de bar - mas sinceramente, não tenho saco algum pra isso. Fico logo puto. Lost pra mim é um jogo onde o JJ Abrams dá cordinha e depois puxa a cordinha, dá cordinha e puxa cordinha. Agora a questão é que ele já ta dando a cordinha há 4 temporadas. Haja paciência pra quem assiste. Espero que o final valha as mais de 100 horas perdidas. Um dos motivos de parar de assistir foi simplesmente por achar que o JJ Abrams não era tão bom nas respostas, como, admito, é nas perguntas. Lá pra 2010 / 2011, vocês me dizem.

Mas não coloquei esse post pra falar sobre isso. Foi outra coisa que me intrigou (bem Lost essa frase). A questão é que mesmo se estruturando a partir das perguntas não respondidas, ontem assisti um episódio e o achei impressionantemente previsível. Pelo que percebi o Desmond está sonhando repetidamente (ou talvez pode ser uma mentira afinal tudo é uma dúvida) que o Charlie-hobbit vai morrer. Para cada sonho, uma morte diferente. O Desmond conta isso pro Charlie e o pobre hobbit acha que vai morrer mesmo, daí faz uma lista dos momentos mais felizes da sua vida. Owww, seu fofinho. Alguém duvidava que o número 01 ia ser a noite em que ele conheceu a Claire? Não né? OK. Aí o Desmond conta que no último sonho, o Charlie morria afogado daí rola um monte de situações que terminam levando o pobre hobbit secundário até um barco de onde ele tem de pular e nadar até uma base submersa, agora completamente inundada, pra apertar um botão. Pois é, um botão. Desmond o acompanha no barco. Na hora de pular na água, previsão número 02: lógico que ia rolar um diálogo e o Desmond ia se culpar e querer ir no lugar do Charlie (afinal ele que estava sonhando). Previsão número 03: claro que o Charlie ia fingir que caía na conversa, só pra atingir e desacordar o amigo. Previsão número 04: Charlie pula e nada até a suposta base submersa e percebe que não está inundada coisa alguma. Acho que essa era a previsão mais óbvia (só perde pra da Claire number 01). Previsão número 04: se tratando de Lost, lógico que ele ia encontrar na base novas aventuras e o episódio ia acabar em clima de tensão. Lost não responde porra nenhuma e ainda é previsível pra caralho. Gostei disso.

Por sinal, fiquei achando a cena em que ele pula na água super bonita. Deviam ter deixado a câmera na superfície, sem cortes, até o Desmond acordar da porrada que levou. E o Charlie? Ah... o Charlie podia nunca mais voltar. O Guillermo Del Toro vai filmar O Hobbit... de repente ele podia sair nadando pra fazer uma ponta por lá. Não como Merry, afinal Merry nem faz parte da história do livro... mas como forçar a barra ta virando profissão, não duvido mais de nada.

Nenhum comentário: